Diga adeus à desordem
O primeiro passo para começar a decorar no estilo japonês é ver-se livre de toda a desordem que impera na divisão. O estilo japonês de decoração é extremamente simples. As casas japonesas são normalmente desprovidas de objetos decorativos, dando-se primazia apenas aos móveis essenciais para viver uma vida simples. Tenha sempre em conta que a característica principal da concepção japonesa dos interiores é a simplicidade e a pureza das coisas.Escolha uma zona do apartamento que pretende decorar com este estilo japonês e esvazie toda a divisão do que não é fundamental, de forma a criar uma espaço amplo e sereno. De preferência escolha uma divisão em que exista uma janela de maiores dimensões e em que entre bastante luz natural.
Uma divisão cheia de mobiliário e decoração japonesa não combinam. Limite o mobiliário unicamente ao que é realmente necessário. Opte por móveis multi-funcionais. Por exemplo, um futon (colchão usado na cama tradicional japonesa) é usado para sentar e dormir. Um móvel com gavetas pode servir para arrumação e apoio para uma mesa.
Cores e texturas
A paleta de cores do estilo japonês baseia-se fortemente em tons de terra suave, como o castanho, o verde, o cinza e o bege. Pequenos detalhes em dourado também são utilizados para acentuar alguns elementos decorativos, como móveis. O preto acentua as formas geométricas da divisão.As paredes são geralmente pintadas com um tom creme ou de bege claro. Acessórios decorativos, como estátuas ou quedas de água introduzem os tons de cinza na decoração, enquanto os móveis se destacam com a cor castanha ou preta. Cores como o vermelho, verde e outros detalhes coloridos surgem no ambiente através do uso de plantas, cerâmicas, iluminação, tecidos de seda ou leques.
Faça uso das texturas com materiais como bambu, que poderá usar para o piso, móveis, molduras, persianas e sistemas de arrumação, ou tapetes de materiais naturais, como o sisal. Pode também incluir na decoração tatames (piso tradicional japonês) e almofadas para se sentar confortavelmente no chão. Por esse motivo, deverá ter na divisão mobiliário mais rente ao chão, como uma grande mesa de café rodeada por almofadas.
As tradicionais portas japonesas podem completar a decoração para separar divisórias da casa ou para armários. Conhecidas como shoji e fusuma, as portas deslizantes de madeira e papel de kozo são usadas para separar ambientes. Poderá também usar o noren, uma divisória tradicional japonesa, em tecido, geralmente usada em passagens, portas, janelas ou simplesmente como elemento decorativo em paredes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário