» Em qual momento da obra devemos contratar o paisagista?
Engana-se quem acha que só se deve contratar um paisagista quando a casa estiver pronta e decorada. O profissional desta área começa os estudos de uma obra junto com o arquiteto e com o designer de interiores. A criação do jardim é sempre um projeto diferenciado. É necessária uma grande avaliação prévia sobre itens, como massas, cores, aspectos climáticos, entre outras. Importantíssimo é verificar as necessidades do cliente e orientá-lo, pois nem sempre o que ele deseja é possível.
Somos nós que projetamos toda a parte externa da residência, determinando onde serão construídos os caminhos, a área de lazer, as quadras, as piscinas, as fontes, onde haverá vasos ou canteiros e quais materiais e mobiliários poderão ser utilizados.
Em muitos casos, o paisagista só é lembrando quando se pensa em plantas e, chegando à obra, o profissional observa que os canteiros foram construídos de forma errada, alguns são tão rasos que fica impossível cultivar espécies de grande porte. A ausência do paisagista na participação do projeto também pode comprometer a ideia de ter um simples gramado. Se a área reservada for sombreada, a grama nunca crescerá. Podemos perceber que pequenos detalhes podem se transformar em problemas ou limitações.
Você não tem um grande jardim? Somente uma varanda? É o paisagista que também vai determinar o mobiliário, os adornos e as plantas adequados para este espaço. Estamos sempre ligados em novidades, seja um novo tipo de material para seu vaso ou móvel e, até mesmo, aquela planta da moda - sim, plantas também seguem modismos.
Enfim, para ter a certeza do sucesso de sua obra, primeiramente, reúna de uma só vez os profissionais de cada segmento, para que possam desenvolver um projeto bem planejado em conjunto. Essa é a garantia de uma casa bem estruturada, com o uso de materiais adequados e sem desperdícios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário