A reforma de uma casa, escritório ou apartamento nada mais é que adaptar o espaço aos novos ocupantes.
O processo para atingir um bom resultado é o segredo.
O arquiteto deve fazer uma investigação no estilo dos donos do imóvel para que o projeto consiga retratar o estilo de vida deles. Em um dos projetos que desenvolvemos no escritório, foi de um apartamento de 04 dormitórios sendo um deles suíte. Antes morava um casal e seus dois filhos. Para a nova proposta quem iria morar no apartamento seria apenas um casal. Tanto ele como ela, gostaria de ter um home office particular.
A primeira coisa a se fazer é visitar o imóvel. Tratava-se de um apartamento antigo, daqueles com pé direito alto e ambientes bem espaçosos.
A proposta de projeto foi a seguinte, o quarto que estava logo ao lado da sala foi aberto, deixando a sala bem ampla. A lavanderia foi diminuida consideravelmente por agora ser um espaço onde apenas duas pessoas terão suas roupas lavadas, passadas etc, sendo que antes este espaço precisaria atender a uma família inteira.
A cozinha, que fica ao lado da lavandeira, por sua vez, também foi considerávelmente diminuida, porém, o resultado final deste espaço resultou em uma cozinha de tamanho ótimo.
A consequencia destas duas alteraçoões foi a sobra de um espaço onde foi construido um home office dele, e pensando em termos de valorização do imóvel, o quarto que foi perdido para a ampliação da sala, foi compensado por este novo espaço, ou seja o apartamento continua sendo de 04 dormitórios.
Como eles pretendiam, conseguimos apresentar um projeto onde ele ficou com um espaço de home office só para ele e um dos outros quartos foi adaptado para o home office para ela.
Os banheiros com revestimentos muito antigos e as paredes da cozinha e lavanderia receberam uma camada de massa e pintura epóxi, o que evitou a quebradeira de retirada de entulho, e todo novo trataemnto de acabamento para todas estas paredes.
Para este tipo de reforma, o primeiro cuidado a ser tomado e analisado é a estrutura do edifício. Neste proejto de reforma, como foram retiradas muitas paredes, muitas vigas ficaram expostas, mas para todas foram encontradas soluções bacanas.
A viga da sala, que dividia a sala e o quarto foi revestida de espelho e na parte inferior dela colcoado um gesso para apoiar uma iluminação indireta.
A viga entre a cozinha e um dos quartos também foi resolvida com rebaixo de gesso e tomando partido disso foi feita a instalação de pontos de luz embutidas.
Outra alteração feita nesta reforma foi a pintura de toda caixilharia das janelas pela parte interna, que antes era de alumínio e estava desgastada por pintura automotiva branca. Isto fez com que o apartamento rejunevecesse muito. Os armários embutidos de cerejeira, como se usava a muito tempo atrás foram repaginados, e fizemos laca branca em todos. Alguma gavetas foram substituidas por prateleiras com corrediças telescópicas para servir agora de sapateira.
O piso de toda área social antes em tacos de madeira foi substituido por mármore.
Novos rodapés também foram instalados, estes com 30cm de altura onde as caixas de pontos de elétrica ficaram embutidos e bem disfarçados.
Um forro de gesso rebaixado com um belo projeto de iluminação deu o acabamento final para este apartamento.
Enfim, cada caso é único e cada caso existem muitas possibilidades de mudança.O ideal é que junto ao arquiteto transforme o espaço para que se tenha uma identificação.
O processo de reforma não é fácil mas o resultado, certamente vale a pena, estéticamente e sem dúvida o imóvel valoriza-se e ganha liquidez na hora de algum tipo de negociação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário